08/12/2011

Aprendendo a lidar com as diferenças






Saber lidar com as diferenças é um grande desafio. Temos sérias dificuldades em entender que ninguém é igual a ninguém. É uma questão de consciência. Ter a consciência de que somos seres individuais é um grande passo pra quem deseja ter um relacionamento sadio. E uma amizade saudável começa pelo respeito. Quanda há respeito em uma amizade há também confiança. Partindo deste princípio, quando um(a) amigo(a) abre o coração e revela seus segredos é porque confia em você e sabe que você não irá julgá-lo(a). Talvez você esteja perdido(a) sem saber o que falar, muito menos o que fazer, mas são nesses momentos em que amor faz toda a diferença. Quando alguém me pergunta o que fazer quando um(a) amigo(a) confidencia sua homossexualidade, eu sempre respondo que apenas ame. O Apóstolo Paulo dizia algo muito interessante a respeito do amor: 


"Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno..."
 (1ª Co 13:7,8)


Mas quero deixar claro também que amar não significa aceitar o que o(a) seu(ua) amigo(a) faz mas significa aceitá-lo(a) como ser humano respeitando suas decisões, mesmo que você não concorde com elas - isso é saber lidar com as diferenças. Talvez saber da homossexualidade do(a) seu(ua) amigo(a) tenha te deixado um pouco confuso mas saiba que pra ele(a) também não está sendo nada fácil. Ore pedindo a Deus muita graça e amor, mas agradeça também a Deus por seu(ua) amigo(a) ver em você respeito e confiança, características de uma pessoa de bom caráter.

4 comentários:

jessica disse...

gostei muito de ler esse texto. a um bom tmp venho pensando dessa forma, e me deparo cm um pastor que escreve um texto desse. parabéns pelo seu trabalho.

Anônimo disse...

Fala ae grande brother Gustavo, td bem? Muito bom o texto e bastante edificante. Deus continue abençoando sua vida. Compartilhamos de seu pensamento.
Beto - Banda Tempus

Gustavo legal responde disse...

Obrigado Jéssica pelo carinho. Continue aqui no blog da Juventude que pensa.

Gustavo legal responde disse...

Saudades de você Beto!!! Quanto tempo hein? um forte abraço na família!!!