08/12/2011

Tatuagem é pecado?






Vou direto ao assunto: NÃO!
Não há referências bíblicas que proíbem a tatuagem. Existem algumas pessoas que insistem no uso de uma referência que fala sobre sacrifícios idólatras como a autoflagelação: "Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR." (Levítico 19;28). Aliás, não podemos ler esse texto fora do seu contexto. Olha o que está escrito no versículo anterior: "Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba." (v27). Se a gente for levar ao pé da letra o texto então aqueles que não usam barba - como eu - estão em apuros.

"A principal questão não é se a tatuagem é pecado, mas se vale a pena."

Antes de se fazer uma tatuagem, é necessário fazer duas perguntas bem honestas: Por quê e pra quê. Pode parecer bobagem mas não é. O meio religioso é muito preconceituoso e, mesmo nos dias de hoje, pessoas tatuadas como eu são vistas com desconfiança. A principal questão não é se a tatuagem é pecado, mas se vale a pena. Analise os prós e os contras, e depois tome a sua decisão. Mas fique tranquilo, definitivamente, não é pecado. Pode dormir em paz!  
Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba.
Levítico 19:27
Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba.
Levítico 19:27
Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba.
Levítico 19:27mm,mccc






11 comentários:

Diácono Fernando Nunes disse...

Pecado não é... mas não convem porque demostra uma tentativa de auto afirmação na sociedade... além de privações em alguns concursos, cargos na igreja, pois não sabemos se no futuro iremos ser conduzidos por Deus para outra denominação, per...igo de infecções, ser confido com uma pessoa não cristã, além de que se no futuro a pessoa se arrepender da tal tatuagem a retirada e dolorida e deixa uma cicatriz horrorosa. Se a pessoa me falar que vai tatuar a virilha... eu compreendo que realmente é um desejo pessoal ou intimidade de um casal casado... agora se colocar em um lugar bem exposto no corpo, como todo mundo faz, é para mim uma tentativa de desmostrar que lhe falta alguma coisa. Deixo um link bem interessante no site do uol que fala a respito de: Tatuagens e Body Piercing: A Linguagem do Corpo

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3100Ver maisTatuagens e Body Piercing: A Linguagem do Corpo
boasaude.uol.com.br

Gustavo Legal responde disse...

Olá Fernando Nunes! Obrigado pela sua opinião. Aqui o espaço é democrático para que todos concordem ou discordem, afinal, ninguém é dono da verdade. Forte abraço!

Wallace Muniz disse...

Não deixando de comentar o assunto em questão, tatuagem é algo que vc faz, para mostrar no seu corpo alguma coisa que gosta, adora, crer, ama, por exemplo, esta se tornando comum tatuar a foto dos filhos, Deus é fiel, Leão de Judá e etc. Contudo, como está escrito em Romanos 11:36 - “Porque dele por ele e para ele são todas as coisas. Glória, pois, a ele eternamente. Amém”, todas as coisas foram criadas para adoração há DEUS, não me venha dizer que isso ou aquilo é pecado, fazendo uma interpretação taxativa, ou pessoal como muitos fazem. Interprete teologicamente com contexto, (sujeito, verbo e complemento), costume da época..., até porque á bíblia interpreta a própria bíblia (No movimento considerado históricamente como radical do século XIX, esse principio foi resignificado, passando a ser entendido ao pé da letra, adotando-se a idéia de que a "A Escritura interpreta a própria Escritura.", bem como a que a mesma era "suficiente como única fonte de doutrina e prática cristãs" em todos aspectos. Devido essa resignificação, passou-se a chamar o entendimento anterior reformado de "Prima Scriptura".), leia a bíblia com um dicionário, pois a língua portuguesa, em uma única frase pode dar vários sentidos, Pr. Gustavo, estou com vc, tatuagem NÃO É PECADO, mais não deixe isso ser maior que sua adoração a Deus, tatuagem é algo pessoa, não é como comprar uma blusa, mais é parecido. Com relação ao concurso público, poucos exigem características corporais que diz respeito ao tema, não se preocupe, é só olhar o edital dos determinados concursos a sua escolha. Fiquem na paz. Wallace Muniz

Wallace Muniz disse...

Não deixando de comentar o assunto em questão, tatuagem é algo que vc faz, para mostrar no seu corpo alguma coisa que gosta, adora, crer, ama, por exemplo, esta se tornando comum tatuar a foto dos filhos, Deus é fiel, Leão de Judá e etc. Contudo, como está escrito em Romanos 11:36 - “Porque dele por ele e para ele são todas as coisas. Glória, pois, a ele eternamente. Amém”, todas as coisas foram criadas para adoração há DEUS, não me venha dizer que isso ou aquilo é pecado, fazendo uma interpretação taxativa, ou pessoal como muitos fazem. Interprete teologicamente com contexto, (sujeito, verbo e complemento), costume da época..., até porque á bíblia interpreta a própria bíblia (No movimento considerado históricamente como radical do século XIX, esse principio foi resignificado, passando a ser entendido ao pé da letra, adotando-se a idéia de que a "A Escritura interpreta a própria Escritura.", bem como a que a mesma era "suficiente como única fonte de doutrina e prática cristãs" em todos aspectos. Devido essa resignificação, passou-se a chamar o entendimento anterior reformado de "Prima Scriptura".), leia a bíblia com um dicionário, pois a língua portuguesa, em uma única frase pode dar vários sentidos, Pr. Gustavo, estou com vc, tatuagem NÃO É PECADO, mais não deixe isso ser maior que sua adoração a Deus, tatuagem é algo pessoa, não é como comprar uma blusa, mais é parecido. Com relação ao concurso público, poucos exigem características corporais que diz respeito ao tema, não se preocupe, é só olhar o edital dos determinados concursos a sua escolha. Fiquem na paz.

Gustavo legal responde disse...

Falou e disse!!!
Grande Doutor!

Rafael disse...

Tudo aquilo que vai além dos limites ou não observa e nem respeita as leis divinas é considerado um pecado! Porém, existem pecados que não levam a morte e são perdoados quando você reconhece e pede perdão sincero a Jesus Cristo. Mas fica claro, que tatuagens e piercings são obras e marcas do maligno para acostumar as pessoas desprevinadas para a chegada da verdadeira e mortal marca futura: A Marca da Besta! Quem usar essa, ai sim, ta condenado para sempre. Sem choro, porque Deus é justo e ja alertou o povo sobre essas coisas há muito tempo em Levítico 19:28. Mas o povo não da bola para o que Deus tem a dizer. A humanidade insisti no erro, por isso Deus enviara a operação do erro nos tempos finais para que todos os que permanecerem na terra ainda caiam no erro da mentira. Mas é bom evitar. Não há necessidade, o que Deus fala é pro melhor bem das pessoas. Não custa nada e é gratificante, amoroso e feliz o que ele diz!

Gustavo legal responde disse...

Valew Rafael pela sua opinião!
Continue colaborando com a gente com sua opinião! ok?
Grande abraço!!!

Sintonia de Amor disse...

Concordo plenamente meu amigo Pr. Gustavo legal,tenho 5 tatuagens, li a biblia inteira ,não encontrei absolutamente nada q me contrariasse...então minha pergunta foi, no meu emprego algo vai prejudicar?No meu chamado algo vai me prejudicar?
Na minha intimidade com DEUs algo vai me prejudicar?
O q fazer de tatuagem?Algo para DEUS?Para familia? o que meus pais falam sobre isso?O que meu esposo fala sobre isso?E ponto.
Feliz estou com minhas 5 tatus...rs

Mariana disse...

Concordo plenamente meu amigo Pr. Gustavo legal,tenho 5 tatuagens, li a biblia inteira ,não encontrei absolutamente nada q me contrariasse...então minha pergunta foi, no meu emprego algo vai prejudicar?No meu chamado algo vai me prejudicar?
Na minha intimidade com DEUs algo vai me prejudicar?
O q fazer de tatuagem?Algo para DEUS?Para familia? o que meus pais falam sobre isso?O que meu esposo fala sobre isso?E ponto.
Feliz estou com minhas 5 tatus...rs

Luana Ayane disse...

é uma otima iniciativa postar sobre assuntos como esse. Eu acredito que não haja nenhum versiculo a especificar que tatuagem é pecado. Mas existem textos que falam para não escandalizarmos os nossos irmãos. Dessa forma até que ponto, devemos nos abster de fazer algo que não contém ou implica em pecado para não escandalizar um irmão?

Raphael Souza disse...

Luana Ayane, concordo com vc...
Creio q tatuagem nao seja pecado, mas ate q ponto podemos escandalisar a sociedade crista?
Tatuagem nao é pecado,mas o escandalo sim.
Em Lucas 17:1 diz sobre escandalos.
É um assunto polemico, q nao tem nada claramente falando na biblia...
Gustavo Legal, parabéns pelo blog.
Acompanho vc desde o ano passado quando esteve no congresso de jovens, com o Pr. Silvano...